Símbolo de Lisboa, Cais das Colunas, que inspirou a imagem da 3ª edição do MEO KALORAMA, foi hoje palco de um encontro entre o festival e a cidade
Bilhetes diários e passes de 3 dias à vendaem MEOKALORAMA.pt, feverup.com, Lojas MEO e nos locaishabituais
O MEO KALORAMA e Lisboa encontraram-se hoje no Cais dasColunas, um dos ex-libris da capital, que inspirou a imagem da 3ªedição do único grande festival de verão que se realiza anualmentena cidade. O vereador da Câmara Municipal de Lisboa, ÂngeloPereira, o Chief Marketing Officer da Altice Portugal, João Epifânio, adiretora da plataforma Underdogs, Catarina Pedroso, e o músicoSam The Kid, representando a Associação Chelas é o Sítio,juntaram-se ao diretor da Last Tour Portugal, Diogo Marques, parapartilharem as grandes novidades, com destaque para o novo palcocom o nome da cidade, as últimas confirmações do cartaz, ascuradorias Underdogs nas artes visuais e Chelas é o Sítio naprogramação de artistas de música locais, e o reforço da estratégiade sustentabilidade, com a oferta de um desconto para titulares doCartão navegante® como incentivo à utilização dos transportes públicos nas deslocações para o Parque da Bela Vista, nos dias 29,30 e 31 de agosto.

O cartaz que ficou hoje selado já contava com grandes nomes comoBurna Boy, RAYE, Massive Attack, Sam Smith, LCD Soundsystem, TheSmile, Peggy Gou, Jungle, The Kills, Loyle Carner, Ana Moura, FeverRay, Gossip, Filipe Catto, Jalen Ngonda, Olivia Dean, Emmy Curl, UnsafeSpace Garden, Soulwax, Yves Tumor, Bandalos Chinos, Cláudia Pascoal,dEUS, Luiza Lian e Moonchild Sanelly, entre muitos outros.
NOVAS CONFIRMAÇÕES
Entre as novas confirmações hoje reveladas para a 3ª edição do MEOKALORAMA, destaca-se a programação do palco PANORAMA,inteiramente dedicado à dance music e que este ano traz alguns artistasLGBTQ+, cheios de mundo para oferecer. CHERIII, o francês que dominao universo da música eletrónica, vive para trabalhar os sons que habitamtodo o universo queer e manter uma pista de dança no ponto mais alto da energia. Entre as novas confirmações, muitos são os DJ ‘s que vão vestiras noites do palco PANORAMA. Destaque para nomes como DJLAMBO, DJ PYTHON, KAMPIRE, YIZHAO ou KIDDY SMILE. KETIOV, oprodutor polaco que trabalha o limite da experimentação e nunca foge aosinstintos do seu processo criativo, promete muita diversidade em palco.Outro dos nomes sonantes das novas confirmações é CC:DISCO!, a DJque vive no desafio de novos caminhos. Em 2023, lançou o seu EP deestreia na editora independente Phantasy Sound de Erol Alkan. Tanto”Chez Moi” (com a participação de Confidence Man) como “Out Of YourMind” foram êxitos instantâneos, dois temas que certamente trará na suapassagem por Portugal. CORMAC também não vai passar despercebido.O DJ queer irlandês marca as pistas de dança em todo o mundo com asua visão única do HI-NRG, house e techno. MERVE, NOIA, ZSONGOCLUB SHOWCASE, FABIANA PALLADINO, MONOBLOC eCATANA fecham a programação do palco PANORAMA que fica assimcompleta.
Pelo terceiro ano consecutivo, o MEO KALORAMA estreita oseu envolvimento com a comunidade, dando mais uma vez voz àiniciativa Chelas é o Sítio, projeto com a assinatura do músico Sam theKid. Nesta 3ª edição, o festival volta a receber uma mostra de artistas dobairro, que cruzam sonoridades distintas. Muleca XIII, natural do Rio deJaneiro mas a viver em Portugal há vários anos, oferece um rap de rimarápida e muitas vezes de improviso. Também no domínio do rap, aprogramação vai contar com os artistas Vilson e Landzs. Já o registo popfica representado pela artista Brisa.

MAIS LISBOA
Mais do que um festival de verão, o MEO KALORAMA tem-se assumidocomo um grande evento de Música, Arte e Sustentabilidade com uminigualável envolvimento com a comunidade. Sendo o único grandefestival de verão a acontecer anualmente em Lisboa, esta 3ª edição ficarámarcada pela sua ligação ainda mais acentuada com a cidade, com oslisboetas e a comunidade que, desde a primeira edição, integra osmomentos de partilha e comunhão que este evento proporciona.
Em 2024, um dos palcos terá por isso o nome da cidade. Pelonovíssimo palco LISBOA vão passar nomes como Loyle Carner,English Teacher, Glockenwise, Yves Tumor, Jalen Ngonda, Nation ofLanguage, entre outros. Ao todo serão 6 nacionalidades, em que se destacam 4 artistas nacionais – entre os quais um local, deChelas (Landzs) -, um Mercury Award (Ezra Collective) e 2 artistasqueer (Yves Tumor e Filipe Catto) a dar vida ao palco da cidade.
Outra grande novidade é a parceria com o navegante®, uma excelentenotícia para todos os lisboetas que são detentores deste cartão e que vãopoder usufruir de um desconto de 5 euros na aquisição dos bilhetesdiários e de 25 euros no passe de três dias para o festival. Estaparceria entrará em vigor no dia 4 de julho.
Para todos os que quiserem viver a experiência do festival a 100%,o MEO KALORAMA renova a sua parceria com o Lisboa Camping, quedisponibiliza Camping e Bungalows com várias opções de alojamento.Para usufruir desta parceria basta acedera https://lisboacamping.com/ e apresentar os seguintes códigospromocionais: para tenda de campismo o código KALORAMACAMP;para bungalow o código KALORAMABUNGALOW.
À semelhança do que aconteceu em 2023, nesta 3ª edição há tambéma possibilidade de alojamento em Glamping – DOMOCamp, proporcionando uma estadia ainda mais cómoda. Todas as ofertassão complementadas por um serviço gratuito de shuttles entre o LisboaCamping e o recinto do festival.
MÚSICA ARTE E SUSTENTABILIDADE
Em 2023 o MEO Kalorama foi um sucesso absoluto em termos de gestãode resíduos. O evento conseguiu reduzir em 40% o plástico e em 7% oconsumo de gasóleo relativamente à sua edição de estreia.
Nesta 3ª edição, a LAST TOUR, promotor do MEO KALORAMA,consolida os 3 pilares do festival, Música, Arte e Sustentabilidade,honrando a distinção com a prestigiada certificação B CORP, que atesta oseu compromisso com a comunidade e o planeta, em linha coma Agenda 2030 da ONU e os Objetivos de DesenvolvimentoSustentável.
Uma das grandes novidades de 2024 é a área BALORE, um espaço, umponto, um lugar Semente, Sustentável, Seguro, Social e cheio depropósito para visitar no MEO KALORAMA, onde cada um poderá obter informação sobre os valores e compromissos do festival com causasambientais e sociais.
Ponto PÚRPURA – Informação sobre a prevenção e denúncia de assédioe violência sexista.
Ponto ARCO ÍRIS – Informação sobre o compromisso do MEOKALORAMA com o movimento LGBTQ+.
Ponto VERDE – Informação sobre as medidas ambientais do MEOKALORAMA.
Ponto ACESSIBILIDADE- Informação sobre as áreas de acessibilidadedo festival.
Ponto INCLUSÃO – Informação sobre as colaborações e alianças comprojetos sociais e comunitários em que o MEO KALORAMA participa.
MEO KALORAMA ON TOUR
A comunidade WE ARE MEO KALORAMA tem ganho lastro ao longodas edições, destacando-se pela imensa vontade de criar umacomunidade real que se ligue essencialmente pela partilha de sonhos ede valores. Depois do projeto “7 pessoas, 7 colinas, 7 histórias”,produzido no contexto da edição de 2023 e que deu voz a várias históriasde pessoas muito diferentes que habitam a cidade de Lisboa, em 2024 acomunidade WE ARE MEO KALORAMA vai poder reunir-se no MEOKALORAMA ON TOUR, um conceito que agrega vários eventos que irãoacontecer na capital até à data do festival. Este projeto arrancou hoje coma realização da arruada com os Unsafe Space Garden no contextoda Conferência de Imprensa. Segue-se a Sunset Party no El CorteInglês, a iniciativa Slow Down, os pequenos momentos musicaissurpresa “on the move” e a Sunset Beach Party, o último grande eventoantes da tão aguardada abertura de portas do MEO KALORAMA. Aprogramação completa destes momentos será revelada em breve.
MEO KALORAMA CONTINUA A SER PREMIADO
O cartaz da 3ª edição do MEO KALORAMA volta a apostar numacuradoria cuidada e meticulosa que se tem vindo a sedimentar desde asua primeira edição, apostando desde sempre na diversidade dos nomes,nacionais e internacionais, novos ou consagrados. Esse reconhecimento fica patente nos prémios arrecadados nas duas edições dos IberianFestival Awards – Best New Festival e Best Live Performance (NickCave), em 2022 e Best New Festival e Best Live Performance(Florence & the Machine), em 2023. A edição de 2024 do MEOKALORAMA já foi destacada pelos prestigiados Condé Nast e TheGuardian entre os melhores festivais europeus deste verão.
KALORAMA EM MADRID
Depois de duas edições de sucesso em Lisboa, em 2024o KALORAMA chega à capital espanhola acontecendo em simultâneonas duas capitais. O KALORAMA Madrid irá realizar-se ao ar livre, noCentro de Exposições IFEMA Madrid, de 29 a 31 de agosto, com lotaçãolimitada.
“Estamos de volta para a 3ª edição de um festival que, apesar da suatão jovem idade, é já um festival incontornável e claramentediferenciador na cidade de Lisboa, e que marca o encerramento da“época de festivais” a nível nacional. Seja pelo cartaz de referência,pela oferta de arte urbana ou pela promoção de práticas ecomportamentos sustentáveis, o MEO KALORAMA sintetiza osmesmos valores e preocupações do MEO no caminho para o seupropósito final que é ´ligar as pessoas à vida´.
Mas não queremos ficar por aqui. O nosso objetivo é expandir estetrabalho a todos os festivais e eventos em que nos envolvemos,proporcionando uma experiência inclusiva, onde o acesso aosespetáculos é para todos.
Por isso, a edição de 2024 do MEO KALORAMA traz algumasnovidades em diversas áreas de intervenção e de melhoria deestruturas já existentes. Teremos uma forte aposta na mobilidadecondicionada (casas de banho, uma oficina para cadeiras de rodas,plataformas, shuttle adaptado, bares e acessos), na inclusão depessoas surdas – apostando na língua gestual portuguesa ou emespaços dedicados para que seja possível sentirem o som – etambém num espaço sensorial para pessoas neurodivergentes. Já aspessoas cegas poderão contar com a descrição em áudio dos menus e espaços. Por fim, o assistente pessoal para pessoas comincapacidade igual ou superior a 60% terá oferta de bilhete e estaráno terreno uma equipa de apoio especializada, que fará oacompanhamento a todas as pessoas que necessitem.
O tema da acessibilidade tem sido uma preocupação desde a 1ªedição. No entanto, decidimos reforçar o investimento nesta áreapara tornar o MEO KALORAMA ainda mais acessível e inclusivo,implementando melhorias no âmbito do prémio do Turismo dePortugal e do Instituto de Reabilitação, que considerou o MEOKALORAMA o festival mais acessível em 2023″.